Pedome Trás os Montes

A tal vista...
Das Antas tem-se uma perspectiva diferente de Pedome. O pequeno aglomerado de casas, parece daqui ainda mais grandioso.
O lugar continua bucólico como sempre, embora o caminho para lá chegar seja cada vez mais complicado.
Mas vale a pena, se vale. Quando puderem experimentem. Levem tempo que não se vão arrepender.
Bom fim de semana.

3 comentários :

  1. Não devia ter estado tanto tempo sem conhecer as Antas. Lugar muito bonito, de lá tem-se uma vista magnífica sobre Pedome, adorei aquele passeio de domingo de manhã, espero podê-lo repetir.
    Parabéns ao fotografo!

    ResponderEliminar
  2. Agora até consigo perceber melhor as conversas que ouço entre os que nasceram e nutrem um carinho especial por esta terra transmontana.

    ResponderEliminar
  3. Era mais ou menos por esta altura. Tempo de recolha dos fenos e dentro de alguns dias do centeio. Daqui partiam os carros de bois e burros carregados. Por entre o sol abrasador, enquanto uma mão limpava a testa a transbordar de suor, a outra, empunhava a aguilhada que não dava descanso aos animais, pobres coitados. A tudo isto associava-se a melodia saída dos eixos, um silvo que ainda hoje, a esta distância mantenho nos meus ouvidos, bem como a voz de incentivo aos valentes animais e as rezas incessantes das mulheres que pediam intervenção divina, bem precisa, diga-se, tal os declives e a complicada travessia do ribeiro. Vinham da regada e das jantas. Não era muito, mas o suficiente para fazer aquelas pessoas felizes. E eram-no. No fim, terminadas as acarrejas, fazia-se o ramo, corolário do esforço recompensado por já se encontrar na eira o que seria alimento para todo o ano de pessoas e animais. Era assim há quarenta anos.

    ResponderEliminar

Retrouvez-nous sur Google+