Moínhos Trás os Montes


Uma das curiosidades dos moínhos de Pedome é que não há dois iguais, são todos diferentes. Este, por exemplo ou melhor, estes, pois na verdade são dois. Um, o mais pequeno e menos nobre, situa-se a uma cota superior, aproveitando uma derrega que vem de um ponto mais elevado do ribeiro, mas que se encontra em linha com o outro moínho. Aparentemente, a mesma água era usada duas vezes, sendo partilhada por ambos os moínhos. Parece confuso? Claro que é, só dgnificando o saber de quem os pensou e construiu. Ah valentes.

5 comentários :

  1. Se alguma vez me perguntarem qual é o lugar mais bonito do mundo, aqui têm a resposta.

    ResponderEliminar
  2. De facto interesante ;muito interesante. linda fotografia.
    um grande abraco.

    ResponderEliminar
  3. Para a Graça dizer que é o lugar mais bonito do mundo só pode ser em Pedome, nos moínhos dela!

    ResponderEliminar
  4. Graça Gomes04 fevereiro, 2010

    Olha, Armando, só hoje me é possível falar acerca da maneira como a água entrava nos meus moínhos e possibilitava o seu funcionamento.
    O mais pequeno, o da cota superior,
    recebia a água dessa derrega, que fazia mover as mós, e saía para uma espécie de represa de que ainda há vestígios entre os dois moínhos.
    Daí entrava no cubo e ia alimentar o segundo para de seguida ser vertida no ribeiro.
    Não era aparentemente que a mesma água era usada duas vezes.
    As coisas que eu tenho aprendido!..

    ResponderEliminar
  5. Lindo!!!! ( a foto e o local)!

    ResponderEliminar

Retrouvez-nous sur Google+