São Marcos



Marcos, ou João Marcos, era filho de Maria e vivia em Jerusalém. Era primo de Barnabé, conforme os relatos bíblicos (Colossenses 4,10b). Este seria hebreu por origem, nascido provavelmente fora da Palestina e de família abastada. Na sua vida houve a presença marcante de São Pedro, que o tratava como seu filho (1 Pedro 5, 13) e certamente o auxiliou na escrita do Evangelho, pois Marcos era tratado como intérprete de Pedro e, nas suas peregrinações, a literatura era parte constante de seu quotidiano. Escreveu o Evangelho por volta dos anos 60/70, sendo esse o mais antigo dos quatro. Além de Pedro, outro grande companheiro de Marcos foi São Paulo, cuja amizade lhe renderia bons frutos. Conta-nos a tradição que, depois das missões em Chipre e Roma, foi para a Alexandria onde foi martirizado em 74. Em seus próprios escritos temos a narração de seu martírio, pois no dia 24 de Abril foi arrastado por pagãos pelas ruas da Alexandria, com cordas amarradas ao pescoço. No dia seguinte, foi jogado ao cárcere não suportando às torturas e vindo a morrer. (origem do texto, internet)

No próximo dia 25 de Abril, festeja-se o dia do nosso padroeiro, São Marcos. Ainda me lembro de tempos de outrora em que a imagem do santo era levada em extensa romaria pela estrada fora, até às Almas, regressando depois de novo à igreja. Em alturas de tempo instável como costuma ser o fim de Abril, por vezes apanhavam-se umas molhas valentes.

Desta ou de outra forma, o que é verdade é que a devoção, a crença e o amor ao nosso santo padroeiro foram sempre os mesmos, enormes.

Armando Sena


4 comentários :

  1. Caro Armando,

    não sabia que o padroeiro de Pedome era São Marcos.
    grato pela informação e... Boa Festa!
    abs

    ResponderEliminar
  2. Ao ver a imagem do S. Marcos, a minha imaginação foi até ao interior da capela, senti-me como se estivesse lá, o 25 de Abril arranjou-nos um feriado para o nosso padroeiro, tanto que eu gostava de estar na festa, lembro-me dessa altura em que o Santo era levado ao colo pelo mordomo até às almas, mas também já se fizeram grandes festas, procissão com 4 ou 5 andores, com música a acompanhar e à tarde e noite conjunto para o bailarico, mas este ano parece que está fraca, espero ao menos que mostrem a rua ao S. Marcos.
    Um abraço para todos e uma boa festa

    ResponderEliminar
  3. Bem informado desta vez, acerca dos santos de Pedome. Bem feito o trabalho de casa.
    Mas realmennte o s. Marcos é um Santo muito bonito.

    ResponderEliminar
  4. Graça Gomes25 abril, 2010

    S. Marcos é o Padroeiro e, quanto a este Santo não resta a menor dúvida.
    Confusão foi quanto ao Santo Estevão, que afinal não era. Mas não foi só um problema de identidade...

    ResponderEliminar

Retrouvez-nous sur Google+