Azeite de Valpaços Trás os Montes


Encontrei esta notícia numa publicação digital que enche de orgulho todos aqueles que pertencem ao concelho de Valpaços:
Azeite de Trás-os-Montes DOP (Denominação de Origem Protegida) continua a somar prémios. Desta vez, num concurso nacional realizado na Feira Olivomoura, na capital do Azeite Alentejano, em Moura.
Mais um motivo de orgulho para a Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD).
O presidente refere que é mais um reconhecimento do esforço que tem sido realizado pelos produtores regionais para melhorarem a qualidade do seu azeite.
“É também uma lição para o que tem acontecido nos últimos tempos. É preciso entender que em Portugal produz-se do melhor azeite do Mundo. Em Trás-os-Montes e no Alentejo. E a capacidade de produção só pode crescer apostando na qualidade”, diz.
António Branco espera que com a sucessão de prémios nacionais e internacionais que o Azeite de Trás-os-Montes tem ganho, faça com que os governantes finalmente despertem para esta realidade, e comecem a valorizar o que de bom este país tem ao nível dos produtos regionais.
“A verdade é que estes produtores estão a garantir uma qualidade no mercado e uma visibilidade ao azeite de Trás-os-Montes e que, com isso, aumente o preço”, diz, porque “o azeite que está a ser comercializado não tem esta qualidade”.
E, mais uma vez o Associativismo. Para o presidente da AOTAD só com o agrupamento de produtores será possível marcar presença e valorizar o Azeite cá dentro, mas principalmente lá fora, nos mercados internacionais.
“É precisamente criar condições para uma internacionalização estratégica dentro da fileira. Não temos interesse em vender azeite em grandes quantidades. Queremos é vender azeite de qualidade e a bom preço”, sublinha.
No Concurso Nacional de Azeite Virgem da Olivomoura, na categoria de Azeite Virgem Extra DOP, a Medalha de ouro foi para a Quinta Vale do Conde, a Medalha de Prata para a Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços, e a Medalha de Bronze para a Casa Agrícola Roboredo Madeira.
Na categoria de Azeite Virgem Extra, no Modo de Produção Biológico, a Medalha de Ouro foi atribuída à Casa Agrícola Roboredo Madeira, a Medalha de Prata coube à Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços.
Na categoria de Azeite Virgem Extra, a Medalha de Prata foi para a Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços.
Brigantia, 2010-05-21

2 comentários :

  1. Caro Armando,
    mais uma prova de que na nossa região e concelho há mais que motivos para continuarmos a acreditar que há saídas para o momento que vivemos.
    abs

    ps: se me permitir vou colocar no meu blogue um link para este post, surripiando a muito bela imagem.

    ResponderEliminar
  2. À qualidade do nosso azeite, do azeite de Valpaços, já se referiu o Professor José Hermano Saraiva, num dos seus programas -Horizontes da Memória - dedicado ao Concelho de Valpaços.
    Colocou-o entre os melhores da Europa, talvez do mundo.

    ResponderEliminar

Retrouvez-nous sur Google+