Penca Trás os Montes



Ainda hoje me rio com as piadas daquela malta que quando pergunta: "Então do que era a sopa" e respondo "De Penca" e logo rematam "Com ranho e tudo?" É saudável, a piada e a Penca, o sustento das sopas de Inverno, do tempo frio, das sopas fortes com muitos ingredientes à mistura. E aguenta-se até que a geada, esse implacável ditador branco com capa de anjo, a desfaça.
Bom fim-de-semana, boas sopas sejam de penca ou de couve portuguesa.

5 comentários :

  1. Que bela penca,não sei se de Chaves,se de Mirandela.
    No caldo,com feijão foice,uma maravilha.Com bacalhau,uma delicia.
    Aqui mais para a Beira usa-se à pobre,ou seja,cozida com batatas e depois passada em azeite a alho,cortada miuda e bem misturada com as ditas batatas amassadas,um petisco.
    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando,
    bela imagem de uma peça fundamental da gastronomia de início de inverno na nossa terra.
    abs

    ResponderEliminar
  3. O que tu me ensinas!:))
    Cá, "penca" é uma fracção de um cacho de bananas. Longe de mim imaginar que também poderia ser a couve.
    Bom apetite! (ler o teu post e o comentário do Mário, deu-me cá uma vontade de comer!!:))))
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Gosto da maneira como ainda falam, á maneira das aldeias (CALDO),no tempo da minha meninice dizia-se caldo e na hora da refeiçâo era obrigatório comer o caldo, no inicio ,quantas e quantas vezes era a unica refeiçâo, que tinham...sabe tâo bem relembrar esses tempos....Diz a minha mâe quantas vezes,que nesse tempo apesar de só comer caldo,e agora nâo lhe falta nada era muito mais feliz, do que o é hoje,eu acredito que sim, dava-se mais valor á vida....

    ResponderEliminar
  5. De tão viçosa que é, e quebradiça também, seria de imaginar que no pote bem fervida, com torresmo a companhar, quiçá tambem com chouriça é...manjar a não perder. Enfim, comer, comer, comer!

    ResponderEliminar

Retrouvez-nous sur Google+