As Rabas Trás os Montes


Em Pedome e muitos outros locais por Trás-os-Montes, come-se um tubérculo, que não se vê por mais quase nenhuma região do país e é praticamente desconhecido.
As rabas, como por lá são conhecidas, está assim, entre o nabo e a beterraba, tem um sabor único e é excelente, especialmente nesta altura do ano a acompanhar um bacalhau cozido com as batatas transmontanas, elas que deviam ser também certificadas.
É fácil entender o porquê dos transmontanos gostarem tanto de batatas cozidas e tanta a gente fora de Trás-os-Montes, as detestar.
Experimentem e digam-me se é ou não verdade.

Armando Sena

7 comentários :

  1. São mesmo uma maravilha.
    Quem prova nunca mais deixa de comer.
    Essas estão no ponto.
    Bom apetite.

    Abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Já houve melhores colheitas, mas é bem bom.

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi, mas sopa de nabo sim.
    A batata faz parte da base alimentar....Mas na apanha das batatas é demais. Uma roupa velha é um bom manjar.

    ResponderEliminar
  4. A 1ª vez que comi foi há uns anos quando a avó materna da minha esposa veio passar um Natal cá a casa e as trouxe, da terra natal dos meus sogros e até da minha esposa que também lá nasceu, Ervões Valpaços. Pra mim tem um sabor entre o nabo e a cenoura o que também se assemelha na cor de um laranja muito claro. Em Trás os montes fazem parte sempre da ceia de Natal juntamente com as pencas as batatas e o bacalhau. Este ano tenho-as aqui no quintal vamos ver se chegam a criar o nabo (parte comestível). No mercado a semente é conhecida como RUTBAGA. Semeia-se em alfobre e depois transplanta-se por altura de Julho/Agosto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a semente é RUTABAGA e não RUTBAGA como por lapso escrevi.

      Eliminar
  5. ONDE ARRANJO MEIA DÚZIA DE SEMENTES?

    ResponderEliminar
  6. Rabas são tradição em algumas(poucas) Aldeias do Concelho de Vinhais e ,em maior número, no de Bragança, embora existam ainda no Concelho de Valpaços e, dizem alguns entendidos, no de Mirandela.
    Tradição nas festividades familiares de inverno - matanças, Natal, carnaval.....
    João Rodrigues(Carrazedo) - Moimenta da Raia

    ResponderEliminar

Retrouvez-nous sur Google+