Um reino sem monarca - Trás-os-Montes


Existe algum reino cujo monarca não tenha sido designado? Que as leis que o regem provenham apenas da harmonia, do sentimento, da vontade de viver em paz? Cujas fronteiras nunca foram impostas e os seus limites chegam onde nos leva a saudade?
Um reino onde um dia aportámos, do qual o cordão umbilical nunca cortámos. Mas, desditoso o desígnio desse fado, mal paridas essas pedras que te formam e que não há meio de por lá fixarem os que te amam.
Crispou-se então a lealdade, esfumou-se a sensação de pertença, em desilusão encalhou o orgulho da origem?
Não, Não, Não.
Por mais cintilantes as avenidas onde hoje perdes os teus passos, por mais belas que sejam as torres que homens criaram, as pontes, estátuas e arranha-céus, sempre é a tua luz que nos atrai, as tuas cores, cheiros e matizes, a sensação de que aí fomos felizes.
Um dia, que a certeza não é um dom humano, voltaremos, colheremos amoras na beira do caminho que coberto de sombras frescas nos levará ao ribeiro. Aí sentados, invadidos pela brisa que de longe nos trás cheiros a feno e a saudade, beberemos sofregamente os momentos que nos restam, até ao por do sol. Um sol que só em ti tem essas cores, o vermelho ardente do fim de uma tarde de verão.


Então, expurgados da angústia da distância, saciados com a leveza que só um moinho ermo, onde lendas de bruxas e feitiços tinham origem, pode proporcionar, refeitos, reconstruídos, reabilitados e reconhecidos, retomaremos esses trilhos que de novo serão percorridos por aqueles que por ventura tiveram que te deixar.

Armando Sena

3 comentários :

  1. "...a sensação de que aí fomos felizes.
    Um dia, (...), voltaremos, colheremos amoras na beira do caminho que coberto de sombras frescas nos levará ao ribeiro. Aí sentados, invadidos pela brisa que de longe nos trás cheiros a feno e a saudade, beberemos sofregamente os momentos que nos restam, até ao por do sol. Um sol que só em ti tem essas cores, o vermelho ardente do fim de uma tarde de verão".
    Lindo, carregado de nostalgia, mas lindo e tranquilizante...
    É isso mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Esplêndida declaração de amor por tua terra natal... embora seja nativo doutra nação, assim ressinto a força da alma Transmontana, minhas raízes, agora nosso Império !

    Saudações Rio Livre

    ResponderEliminar

Retrouvez-nous sur Google+