A viagem de camioneta - Parte II


Para os que não tinham muita urgência em chegar a Chaves, havia uma carreira que pelas 9 horas da manhã chegava à cidade, nome pelo qual, carinhosamente se tratava Chaves.
Esta carreira, fazia o percurso Vinhais-Chaves, não tinha tão grande utilização por estudantes, mas era a única alternativa para quem quisesse viajar entre Rebordelo e pelo menos a Bolideira, com destino a Chaves.
Esta viagem era mítica. Mítica pela duração, pelo percurso e, essencialmente, pelos frequentadores. Como momento alto de tantos percursos que efetuei, recordo um, pela sua originalidade.
Num dos não raros dias de nevada pela região de Rio Livre, fizemo-nos à estrada nesta carreira, com cerca de meia hora de atraso. Isto era o menos e até bastante compreensível dado a camioneta vir de Vinhais. Na viagem seguíamos três passageiros, (clientes, como agora se chama), os quais fomos logo avisados que a camioneta circularia com a porta aberta. Estranhando a razão, foi-nos prontamente esclarecido que era por motivos de segurança. Estranha explicação que mais à frente se percebeu claramente a sua razão de ser. Nas curvas e contra-curvas a seguir à ponta da Pulga, a camioneta começa a patinar no gelo e a resvalar para a valeta. Os ocupantes perceberam que a “evasão” pela porta era o caminho mais seguro e precipitaram-se todos para o exterior. Felizmente a camioneta estabilizou e seguimos viagem. O resto da viagem correu normalmente, mesmo no alto da Bolideira ou na curva de Águas Frias sempre fustigada pela geada.
Peripécias de quem no interior norte teve o seu berço.
A carreira Chaves-Vinhais, normalmente efetuada pelo autocarro 63, merecia uma homenagem pública. Quem sabe um dia ainda dá um livro ?

Armando Sena
Foto cedida por: Graça Gomes

3 comentários :

  1. Aspecto cómico mas prático de sobrevivência do Transmontano !
     
    Agradeçendo Graça Gomes pela foto, saudações Rio Livre .
     

    ResponderEliminar
  2. Sempre muito interessante repor memórias, Armando Sena.

    Tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom...:-))))
    E, a foto, magnífica!

    ResponderEliminar

Retrouvez-nous sur Google+