Antigo concelho Monforte de Rio Livre constituído pelas seguintes freguesias : Águas Frias, Aguieiras, Alvarelhos, Avelelas, Barreiros, Bobadela, Bouça do Nunes, Bouçoais, Casas de Monforte, Cimo de Vila da Castanheira, Curral de Vacas, Fiães, Fornos do Pinhal, Lama de Ouriço, Lebução, Mairos, Nozelos, Oucidres, Paradela, Roriz, Sanfins, Santa Valha, São Vicente, Sonim, Tinhela, Travancas, Tronco, Vilartão
Memória Trás os Montes
Esta foto tráz-me à memória o tempo dos retornados em Pedome. Daquela enorme quantidade de gente que veio trazer um movimento anormal a Pedome e alegria, muita alegria. Os da primeira fila, os da minha geração, que ligações, qua amizades fortes se criaram e se mantêm ainda hoje. Depois, queria sublinhar a lealdade dos mais próximos seguidores deste blog, sinónimo do amor que nutrem pela nossa terra e pelos nossos costumes. Mesmo antes do post, já as personagens estavam identificadas. É hora de agradecer, desde o seguidor dos pseudónimos, famoso pela excelência da escrita e pelo menos outro tanto pela capacidade de dar nomes aos pseudónimos, ao Guilherme a milhares de milhas de distância, ao Mário Santos, ao Álvaro, sem ele este espaço teria seguramente muito menos interesse, a minha professora Graça que deu um novo impulso à lista de termos de Pedome, o Paulo, foi ele que me cedeu esta maravilhosa foto, Teresa Sena, que aparece de vez em quando mas sempre com informações úteis e todos, todos os outros, uns mais anónimos que outros mas que pelo mundo têm um mesmo elo de ligação. PEDOME.
finalmente estou cá nesta bela foto
ResponderEliminarLindo registo para a posteridade. Vou tentar identificar os retratados; Teresa Cantoneira, Teresa Pita, Zé Cantoneiro, Aida,Ana Joaquina, por trás o Artur de Polide (fogueteiro), Mário do Cantoneiro, a minha irmã Fátima, Francisco Tavares,São do Cantoneiro, a irmã dela, a Zeza com o Paulo ao colo.
ResponderEliminarAs crianças:
Carlos da Alice Sena, Neco, Rita, Luis Manuel da Adélia, por cima a Tininha e o guilherme Tavares, vou saltar a criança da camisola ás riscas, não sei quem é, Ana do Carteiro, Clarinha Tavares,Luisa, filha da Alice Sena e Ita, filha do Manuel Sena. Se houve algum engano façam favor de corrigir.
Esqueci um pormenor muito importante - a data.
ResponderEliminarA fotografia foi tirada no dia do casamento da Preciosa e Mário Tavares. Saúde e felicidades para eles.
Graça desculpe, mas continuamos sem saber a data.
ResponderEliminarAs fotografias da nossa saudade aos poucos, começam a sair do fundo dos baús e esta é mais um grande exemplo disso mesmo.
ResponderEliminarIsto só possivel pela grande dedicação do Armando.
Tive o gosto e o prazer de conhecer, aquela grande senhora dos Ferreiros (D. teresa Pita).
Que DEUS a tenha.
O Mário e a Preciosa casaram no dia 07 de Dezembro de 1974. É um casamento de trinta e quatro anos, (faz 35 em Dezembro) o que nos tempos que correm não é muito vulgar.
ResponderEliminarEstá esclarecido/a?
Penso que nesta foto está uma jovem que já faleceu, mas que o seu desaparecimento, ficou a dever-se à brutal violação que sofreu, por um canalha que todos sabemos quem É mas ninguem teve a coragem de junto das autoridades da época denunciar.
ResponderEliminarPode ter fugido à justiça dos homens,mas não à de Deus.
A rapariga que sofreu a violação não é a que esta na fotografia, a rapariga que esta na foto é a Aida a irma.
ResponderEliminarO "seguidor dos pseudónimos"? Essa é boa. Até parece que todos eles vão desembocar numa só pessoa. Pois está enganado. Há por aqui muito mariola que por falta de jeito ou coisa que lhe valha vai-se refugiando em pseudónimos. Para ser sincero, até lhes acho alguma piada, até porque praticamente os conheço a todos. Certo é que nem todos são o mesmo, ou se quizerem, o mesmo não está em todos.
ResponderEliminarHá um provérbio chinês que diz mais ou menos isto: «Nunca abras a tua boca se não tiveres a certeza de que aquilo que vais dizer é mais importante do que o teu silêncio.»
ResponderEliminarIsto para dizer ao anónimo/a que há relatos de factos/acontecimentos, que pecam por inoportunos. Eu, pessoalmente, não acho o local ideal nem o momento certo.
Não vou pôr em causa a veracidade dos factos, não é isso que pretendo. Acho que este tipo de situações vêm contrariar o espírito deste Blog. O Armando, quando arrancou com este projecto, pretendia, sobretudo, unir num abraço do tamanho do Mundo, todos os que têm ligações a Pedome. Penso que é esse um dos seus grandes objectivos.
E nós cá estamos para o apoiar...
esta enganada. Este blog tem por objectivo manter nas memorias dos habitantes de pedome tanto as boas como as más memorias. E já agora, que comentario tão sentido o desta bloguista
ResponderEliminarÉ muito possível que esteja enganada, caro anónimo. Sabe que há para aí certos "iluminados" que têm sempre razão. Pena é que se escondam por detrás do anonimato, não podendo assim assumir frontalmente as suas convicções.
ResponderEliminarQuanto a um dos objectivos deste Blog, que o caro anónimo define claramente (para o bem e para o mal) pouco mais tenho a dizer. A esse respeito poderá manifestar-se o autor do Blog. É da sua competência.
Ainda tenho uma pergunta a fazer ao tal anónimo, que, eventualmente, pode até nem o ser:
ResponderEliminar- Acha o comentário sentido?
Azar o seu, porque a sua opinião não me interessa rigorosamente nada.
Vou terminar, como o faria o meu avô, que já partiu há muitos anos -Ora adeus e passe muito bem.
Para mim é tudo.
Acabada a discussão à volta de um assunto nada agradável, tanto para os envolvidos como para o Blog e até para Pedome, vou dar a minha opinião, muito embora ninguém ma tenha pedido. Não pertenço a nenhuma das partes, por isso serei isento. Penso que este tipo de comentários não dignifica ninguém e, também não ajuda a promover Pedome ou se o faz é no pior sentido.
ResponderEliminarVou manter-me anónimo não por temer o que quer que seja, mas porque me considero um pouco tímido. Sei que isto não vai agradar à sra Graça Gomes, que gosta de ver a identidade dos intervenientes assumida. Desculpem.
Parece-me que fugi um pouco ao que me trouxe aqui. Queria pedir ao Armando Sena que eliminasse o comentário que deu origem a toda a polémica. Ninguém perdia nada com isso e alguns ficariam a ganhar. Pelo menos uma certa tranquilidade.
Os meus agradecimentos. E viva Pedome. Sempre.
A criança da camisola às riscas ,é a tete, minha irma ,e o bébé que a zeza tem ao colo é o mario da tia alice.O paulo ainda nao era nascido.O resto esta tudo certo
ResponderEliminarO EXma; D.Rita,a menina que a Zeza tem ao colo, e' a Any, da tia Ana.
ResponderEliminarEu acho que o menino é mesmo o Paulo
ResponderEliminarConcordo inteiramente. A criança que está ao colo da Zeza é mesmo o Paulo. É só fazer as contas, como dizia um antigo Ministro...
ResponderEliminarÉ o Paulo, sim senhor, que está ao colo da Zeza. Até posso afirmar que ele teria uns cinco ou seis meses.
ResponderEliminarOiçam lá: se não fosse o Paulo quem mais poderia ser? A gente olha para a foto e reconhece imediatamente o Paulo Santos. E a irmã também.
ResponderEliminarCaros conterrâneos
ResponderEliminarSe as datas mencionadas estiverem correctas, não pode ser a minha pessoa, pois na referida data desta fotografia, (07 de Dezembro de 1974) ainda não se tinha dado o celebre acontecimento … o meu nascimento.
Sendo assim, está posta de parte qualquer hipótese do bebe ser a celebridade já referida.
Esse anónimo que disse: "Concordo inteiramente. A criança que está ao colo da Zeza é mesmo o Paulo. É só fazer as contas, como dizia um antigo Ministro..." não sabe mesmo fazer contas, ou não sabe a minha idade... o "menino" ainda não tem tanta idade. ( se a data da fotografia estiver correcta).
ResponderEliminarAcompanhando estes comentários, afinal quem é a criança?
ResponderEliminartêm a palavra a ZEZA.
Paulo, não sei se a data do acontecimento está correcta, mas tenho a certeza que a criança és tu. Pergunta à tua mãe. ninguém melhor do que ela poderá confirmar.
ResponderEliminarO Álvaro tem razão. A tua irmã Zeza também poderá identificar o menino do capuchinho branco. E ela já o fez para mim. Um beijo para o Paulo.
O Paulo,nasceu 2 anos depois dessa fotografia .
ResponderEliminarja agoa gostava de saber quem é o Anonimo?
ResponderEliminarAnónimo é anónimo, simplesmente.
ResponderEliminarMas olha, Paulo, garanto-te que sei fazer contas.
Paulo, dou a mão à palmatória. A criança de que tanto se tem falado ultimamente, não és tu. Peço desculpa pela insistência, mas estava informada, por alguém que deveria conhecer-te melhor.
ResponderEliminarAgora chegou-me outra informação:
O menino do capuchinho branco é teu primo, filho da tua tia Alice, o Mário Manuel, irmão da Luísinha e do Carlos. Até me disseram que a fatiota que usa na foto seria a do baptizado, realizado por essa altura.
Acertaram finalmente. O menino do capuchinho branco é o meu mano Mário e foi, sim, no seu baptizado. Tenho na minha posse esse capuchinho.
ResponderEliminarBeijinhos pra todos os primos.
visto bem as coisa este o menino ao colo da zeza nao me parece ser o mario mas entao que idade teria o mario nesta foto? e quem me pode informar da data de nascimento do mario?
ResponderEliminarO senhora anonimo, porque promoveu a LUIZA, a LUIZINHA
ResponderEliminarProvavelmente pela mesma razão que promoveram Guilherme a Neco. Não achas motivo suficiente?
ResponderEliminarÉ uma maneira terna de tratar as pessoas com quem temos alguma ligação afectiva.
Futuramente tratar-te-ei por Nequinho.
Boa viagem, Nequinho.
Pois olha Sr.engº Paulo tens sido motivo de muita discussão...quem diria que serias tão falado:-) pensei que eras inconfundivel, mas tou a ver que não, és facilmente confundido por outro...ainda bem que ficou tudo exclarecido, senão as tantas tinhas uma crise de identidade.Um beijinho para ti e para as tuas duas princesas(Paula e Raquel)
ResponderEliminarO menino está identificado por quem de direito (Luisinha para chatear o Nequinho) e, portanto o assunto está encerrado.
ResponderEliminarPaulo, afinal eu tinha razão quando referenciei o "antigo Ministro e as contas". Afinal alguma coisa temos em comum, matematicamente falando.
O' senhora anonimo, a mim por favor nao me ponha no ninho,acho muita falta de consideracao,"esses ninhos ou sao uns coitadinhos, ou entao virouse-lhes a canoa e pegam de empurao". Eu nao sou desses.
ResponderEliminarComo dizia o selebre Sr. Francisquinho"guarde la o NINHO para se deitar".
Olha lá ó "Nequinho", antes queres ser tratado por "Nequinho" ou por “Necozinho”.
ResponderEliminarPessoalmente acho que te assenta melhor NECOZINHO,é mais bonito...
Bem pensado. Necozinho até lhe assenta melhor, e não põe em causa certos "princípios" que ele defende com unhas e dentes.
ResponderEliminar