Antigo concelho Monforte de Rio Livre constituído pelas seguintes freguesias : Águas Frias, Aguieiras, Alvarelhos, Avelelas, Barreiros, Bobadela, Bouça do Nunes, Bouçoais, Casas de Monforte, Cimo de Vila da Castanheira, Curral de Vacas, Fiães, Fornos do Pinhal, Lama de Ouriço, Lebução, Mairos, Nozelos, Oucidres, Paradela, Roriz, Sanfins, Santa Valha, São Vicente, Sonim, Tinhela, Travancas, Tronco, Vilartão
Cardielas parte II Trás os Montes
Agora em versão mais alargada e com uma laranja (sancha, pinheira) ao lado. Não fui eu que as apanhei, mas um seguidor do blogue quis partilhar conosco o séquito do fim-de-semana.
Meu caro Armando
ResponderEliminarO fungo da fotografia de baixo(côr de telha)é o tal "Lactario deliciosos".É excelente.Dizem até ter propriedades de regulação do açucar no sangue.
O ilustre da foto de cima (amarelo)deverá ser o "Tricholoma equestre".
Sempre se comeu e,acho que,continua a comer-se.Há agora um aviso de toxidade.Dizem ter havido casos mortais em Itália.É ainda mais interessante porque o nome "equestre" advem do facto,por ser de excelente paladar,de ser dado aos cavaleiros,enquanto o povo comia os restantes.
Um abraço,
mário
Caro Armando,
ResponderEliminarque tenham feito bom proveito os ilustres apanhadores destes exemplares.
abs
visitar este blog é aprender e reviver a cultura transmontana, Pedome em particular, mas é também uma incursão pela botânica, pela micologia... Gosto.:)
ResponderEliminarbjs,
Muito bons esses níscarros, na semana passada comi pelo menos três vezes, e estavam uma delícia.
ResponderEliminarsaudações