O topónimo “monforte” tem origem no latim“mons fortis”, literalmente “monte forte”.
O topóni-mo “rio livre” pode ter origem no facto de o Casteloestar a salvo das cheias dos rios Tâmega e Rabaçal, estar, portanto, “livre de rio” ou “sem rio” .
Outros, porém, como relata João Vaz de Amorim, afirmam que o topónimo “rio livre” se refere a um antigo privilégio dos habitantes desta região, que era o de poderem pescar livremente durante todo o ano nas águas do rio Rabaçal, usufruindo delas para rega, entre outras coisas.
São inúmeras as vantagens de viver entre dois rios, usufruir de todas as vantagens que deles resultam e estar a salvo das suas cheias. De qualquer forma, como o autor refere, há poucas certezas na origem desta designação, o que se percebe, pelas conclusões a que chega. Independentemente disso, a existência do concelho é uma realidade. Quem sabe não se pode repetir? Abraço
São inúmeras as vantagens de viver entre dois rios, usufruir de todas as vantagens que deles resultam e estar a salvo das suas cheias.
ResponderEliminarDe qualquer forma, como o autor refere, há poucas certezas na origem desta designação, o que se percebe, pelas conclusões a que chega.
Independentemente disso, a existência do concelho é uma realidade. Quem sabe não se pode repetir?
Abraço